infográfico

Serviços de telemedicina de Santa Maria registram queda nos atendimentos

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Assessoria de Imprensa do Husm (Divulgação)

Após atender mais de 12 mil pessoas desde o início da pandemia de coronavírus em Santa Maria, o número de pacientes que procuraram os serviços de telemedicina na cidade caiu. No 'Alô, Doutor', da Unimed, por exemplo, o serviço chegou a registrar 409 ligações em 18 de março, mas no último domingo o número caiu para apenas 12 pessoas.

A central da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Disque Covid, é a que mais registrou procura até agora, com quase 7 mil chamadas. O pico de ligações foi registrado no dia 23 de março, com 1.239 atendimentos realizados, contra 137 na última segunda-feira.

O desafio de manter a saúde mental sob isolamento contra o coronavírus

Outro serviço que também apresentou uma grande queda em números gerais foi o Lauduz, pioneiro no sistema de consultas à distância, por videochamada, na cidade. Em 23 de março, foram 248 atendimentos em um só dia. Já no último domingo foram apenas 28.

Região recebe mais 24 mil doses de vacina contra gripe nesta terça

- É um dado positivo. Essa redução progressiva do número de atendimentos denota que as pessoas tem tido um menor adoecimento e estão calmas e tranquilas, sem nenhuma posição de histeria. Elas não estão precisando ir nas unidades de emergência e estão com a situação sob controle - aponta Fabio Lopes Pedro, médico infectologista.

BAIRROS E SEXO
Além dos números gerais de atendimentos, o Lauduz também contabilizou os dados por bairro e sexo de cada paciente. Desde que o serviço iniciou, a maior parte dos atendimentos foram feitos com moradores do Centro e no Bairro Camobi - que juntos já somavam mais de 410 atendimentos.

Outro fato que se destaca é a presença de quatro bairros populosos da Região Oeste: Pinheiro Machado, Tancredo Neves, Cohab Nova Santa Marta (no Bairro Juscelino Kubitschek ) e Nova Santa Marta (os números exatos de atendimentos por bairros não foram informados).

Em relação ao sexo, as mulheres são a maioria na busca por atendimentos. Ao todo, 65,6% dos pacientes foram do sexo feminino, enquanto os homens representaram 34,1%. Ainda, 0.3% não informaram o sexo.

Confira, abaixo, os números de atendimentos por dia realizado pelos três serviços:

* Colaboraram Dandara Flores Aranguiz e Ian Tâmbara 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Laboratório fará mais 250 testes de coronavírus por dia no RS

Região recebe mais 24 mil doses de vacina contra gripe nesta terça Próximo

Região recebe mais 24 mil doses de vacina contra gripe nesta terça

Saúde