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Foto: Assessoria de Imprensa do Husm (Divulgação)
Após atender mais de 12 mil pessoas desde o início da pandemia de coronavírus em Santa Maria, o número de pacientes que procuraram os serviços de telemedicina na cidade caiu. No 'Alô, Doutor', da Unimed, por exemplo, o serviço chegou a registrar 409 ligações em 18 de março, mas no último domingo o número caiu para apenas 12 pessoas.
A central da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Disque Covid, é a que mais registrou procura até agora, com quase 7 mil chamadas. O pico de ligações foi registrado no dia 23 de março, com 1.239 atendimentos realizados, contra 137 na última segunda-feira.
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Outro serviço que também apresentou uma grande queda em números gerais foi o Lauduz, pioneiro no sistema de consultas à distância, por videochamada, na cidade. Em 23 de março, foram 248 atendimentos em um só dia. Já no último domingo foram apenas 28.
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- É um dado positivo. Essa redução progressiva do número de atendimentos denota que as pessoas tem tido um menor adoecimento e estão calmas e tranquilas, sem nenhuma posição de histeria. Elas não estão precisando ir nas unidades de emergência e estão com a situação sob controle - aponta Fabio Lopes Pedro, médico infectologista.
BAIRROS E SEXO
Além dos números gerais de atendimentos, o Lauduz também contabilizou os dados por bairro e sexo de cada paciente. Desde que o serviço iniciou, a maior parte dos atendimentos foram feitos com moradores do Centro e no Bairro Camobi - que juntos já somavam mais de 410 atendimentos.
Outro fato que se destaca é a presença de quatro bairros populosos da Região Oeste: Pinheiro Machado, Tancredo Neves, Cohab Nova Santa Marta (no Bairro Juscelino Kubitschek ) e Nova Santa Marta (os números exatos de atendimentos por bairros não foram informados).
Em relação ao sexo, as mulheres são a maioria na busca por atendimentos. Ao todo, 65,6% dos pacientes foram do sexo feminino, enquanto os homens representaram 34,1%. Ainda, 0.3% não informaram o sexo.
Confira, abaixo, os números de atendimentos por dia realizado pelos três serviços:
* Colaboraram Dandara Flores Aranguiz e Ian Tâmbara